Transceiver XFP – Um dos primeiros módulos a suportar 10GB

Os Transcievers (igualmente conhecido como Transceptores) são dispositivos transmissores e receptores de sinais ópticos. Eles visam a conexão de computadores e de dados, sendo conhecidos como conversores inteligentes.

A função dos transceivers é agir como um mediador de comunicação entre as velocidades de Gigabits e a tecnologia de fibra óptica. Ainda que a maioria das tecnologias usam cabos elétricos e a tecnologia de fibra óptica depende de pulsos de laser para funcionar. É aí que entra os transceivers.

Existem vários tipos de transceivers como: GBIC, SFF, SFP, SFP+, QSFP, QSFP+, XFP, XENPAK, que possuem a mesma função de transceptor, mas cada um com sua característica. Hoje, vamos falar do transceiver XFP é um módulo conectável pequeno de 10Gb.
Continue a leitura!

 

Conheça os transceiver XFP

 

O módulo de fibra óptica transceiver XFP é pequeno e conectável a 10 gigabites, além disso é independente de protocolo.
Utiliza um único canal com uma conexão XFP, ou seja, 10GB Serial Interface. A sua alta velocidade permite substituir o XENPAK e seus derivados.
O XFP funciona em faixas de frequência próximos de 850 nm, 1310 nm ou ainda, 1550 nm. O módulo pode operar com um único cumprimento de onda, além de usar técnicas de multiplexação para dividir as ondas mais densas. Ele oferece relatório digital quando gerenciados no padrão SFF 8472.
A especificação XFP foi criada pelo XFP Multi Source Agreement Group, sendo sua primeira publicação datada em 27 de março de 2002.
Sua especificação elétrica, denominada XFI, é de interface chip a chip, com velocidade de 10 gigabits por segundo.

O transceiver XFP usa conectores tipo LC para ter uma densidade maior que outros. Esse conversor é um dos mais usados em redes de telecomunicações, possuindo dimensões menores e baixo consumo de energia.

 

Tipos mais comuns de Transceivers XFP:

 

  • SR: Frequência de 850nm e distância máxima de 300 metros.
  • LR: Frequência de 1310nm e distância máxima de 10km.
  • ER: Frequência de 1550nm e distância máxima de 40km.
  • ZR: Frequência de 1550nm e distância máxima de 80km.