Transceivers SFP de Alta Capacidade

Os Transceivers SFP de alta velocidade são equipamentos transmissores e receptores de sinais. Traduzido no português, podemos chamá-los de Transceptores. São dispositivos responsáveis por transformar sinais ópticos (que são sinais de luz transportados através da fibra óptica) recebidos em sinais elétricos e vice-versa.

Os transceivers são uma forma inteligente de trafegar dados em alta velocidade por longas distâncias. Eles são usados em padrões de rede que utilizam fibra óptica nos chamados switchs.

Os transceivers são os emissores e receptores de luz dos conectores desse equipamento.
Veja a seguir mais sobre os Transceivers SFP de alta velocidade.

 

Definições sobre os Transceivers SFP de Alta Velocidade

Existem vários tipos de transceivers como: GBIC, SFF, SFP, XFP, XENPAK, mas falaremos especificamente dos SPF.

Os transceivers SFP são os mais populares, eficientes e mais baratos. E o tipo de SFP escolhido vai depender da aplicação, do tipo de cabo, do alcance óptico que a rede requer e o tamanho da taxa de transmissão de dados.

O transceivers SPF (Small Form Factor Pluggable) é compacto, ocupa pouco espaço, pouca energia e todos os tipos são padronizados entre fabricantes, possuindo 3 tipos mais comuns:

  • SFP: 1 Gbps de performance por conexão
  • SFP+: 1 a10 Gbps de performance por conexão
  • QSFP: 40 Gbps de performance por conexão

Mas existe hoje também o QSFP28, que é um transceiver de alta velocidade e densidade para aplicações de mais de 100 Gbps de performance por conexão. Ou seja, é a maneira mais eficaz de se trafegar essa quantidade de gigabites.

Suporta padrões Ethernet, Fiber Channel, InfiniBand e SONET/SDH. Tem a mesma forma do QSFP+ (mesmo tamanho físico) só que com alta velocidade e menor consumo de energia. Oferece 4 canais com velocidade de 25 Gbps em cada canal, totalizando 100 Gbps (4 × 25 Gbps) e 100 Gbps 4X InfiniBand Enhanced Data Rate (EDR). Ou seja, 4 canais de transmissão e 4 de recepção.

O transceiver QSFP28 está disponível em vários padrões (100GBASE-SR4, 100GBASE-LR4, 100GbASE-PSM4 e 100GBASE-CWDM4). O transceiver QSFP28 100GBASE-LR4 por exemplo, opera por uma fibra óptica monomodo (transmissão de um modo de luz com comprimento de onda específico) e chega a uma distância de até 10 km.

O tipo de Transceivers SFP de alta velocidade a ser usado depende do modelo de fibra óptica (monomodo ou multimodo), porém é necessária uma avaliação técnica para a melhor escolha de qual transceiver utilizar.