Patch Cord – Conheça os tipos

Já escutou o termo patch cord? Sabia que existem vários tipos? Afinal, ele é uma das principais partes de um data center ou de uma estrutura de cabeamento de dados.

Esse é o tipo de cabo responsável por ligar os computadores e estações de trabalho a um switch, painel ou roteador.

Antes de tudo, iremos apresentar neste post os tipos de patch cord. Se você tem interesse no assunto, continue a leitura.

Conheça dos tipos de patch cord

O patch cord pode ser feito de metal, bronze, ou de cabos de fibra ótica. Vamos falar os tipos. São eles:

1 – CAT-5

Em síntese, é o padrão mais antigo mais antigo e que opera em velocidades de até 100Mbps. Esse cabeamento é bem comum em residências, pequenas empresas e comércios. Mas é considerado antigo e, muitas vezes, ultrapassado. Distância máxima de 100 metros.

2 – CAT-5e

Também conhecido como Cat-e enhanced, esse tipo de patch cord é a versão melhorada do CAT-5. A sua evolução está em seu desempenho elétrico. Portanto, ele garante que o cabo aguente aplicações maiores de banda larga.

Essa versão pode atingir uma taxa de transmissão de até 1 gigabits (até 50 metros). Ele é o mais usado das categorias, por esse motivo é fácil achar no mercado, sendo ideal para uso empresarial e doméstico.

3 – CAT-6

Esse patch cord é da categoria para conexão de rede Gigabit Ethernet. Ela é capaz de realizar até 10 gigabit por segundo, porém, limitando-se a  55 metros de comprimento.

4 – CAT-6a

O CAT-6A, possui uma taxa de transmissão de até 10 gigabit por segundo, com uma frequência de até 500 MHz. Sua descrição é ANSI/TIA-568-C.2.O a vem de augmented (aumentado) pois em relação ao cat-6, a distância alcançada sem a perda de velocidade foi de 55 metros para 100 metros.

5 – CAT-7

Ele é um patch cord com uma alta taxa de transferência. Seu uso é ideal para cabeamentos 1000BASE-T e 10GBASE-T. Porém, não é reconhecido pela norma TIA, por mais que seja um cabo com grande taxa de transferência.
Usa uma taxa de frequência de 600MHz e suporta até 100 metros. Testes feitos em laboratório mediram que distâncias até 15 metros suporta velocidades de até 40 gigabit.

O patch cord Cat7 têm ganhado cada vez mais força no mercado e já que são usados em grandes estruturas.

Desvantagens do Patch Cord

Esse tipo de conector exige mais cuidado, sendo assim precisa de uma estrutura bem elaborada para ter um bom desempenho. Além de possuir uma limitação quanto à distância percorrida dos dados.