Mux e Demux – Tecnologia e Funcionamento


Como funciona o multiplexador?

Com o desenvolvimento da tecnologia, as redes de comunicação ficaram melhores e mais avançadas. O equipamento MUX e DEMUX chegaram para inovar os processos.

Os profissionais que atuam na área da telecomunicação têm cada vez mais interesse por elas. Afinal, todos querem usar o que há de mais novo no mercado para oferecer o melhor em seus serviços.

Nesse post, vamos mostrar mais sobre essa tecnologia para você. Vem com a gente e saiba tudo! Boa leitura.

O que é o Multiplexador e o Demultiplexador?

O multiplexador ou MUX, é um dispositivo que unifica vários sinais analógicos ou digitais em um único sinal e em seguida encaminha esses sinais através de um único sinal. Já o DEMUX ou demultiplexador, é o distribuidor desses dados. Ele age ao contrário do MUX. O DEMUX é um dispositivo que recebe um único sinal de entrada e os separa em várias saídas.

Como essas equipamentos funcionam?

O MUX é usado em conjunto com um DEMUX complementar na extremidade receptora, portanto o MUX fica do lado da transmissão e o DEMUX do lado do recebimento.

O multiplexador é um comutador que roteia a entrada para as suas muitas saídas. Elas são escolhidas de acordo com o número binário em suas linhas selecionadas.  O DEMUX, por sua vez, funciona de forma contrária ao MUX.

Conseguiu perceber a diferença deles? Como citado, o MUX e DEMUX agem de forma contrária, mas que se completam para ter um funcionamento exato.