KVM – Para que serve?

KVM (abreviação de keyboard / vídeo / mouse) é um equipamento que permite um usuário controlar múltiplos computadores ou apenas um computador remotamente (não precisando estar fisicamente próximo ao computador).

Mas se esses computadores (ou computador) estiverem a uma longa distância? Nesse caso é necessário um extensor KVM DVI, para que a transmissão do vídeo gerado na máquina chegue ao seu destino (monitor) com qualidade, sem perda de dados no caminho, além do controle do mouse e teclado sem latência. O resultado é então uma resolução de qualidade HD mesmo que esta esteja a longas distâncias da fonte. Essa distância pode ser de até 1km utilizando fibra óptica.
Lembrando que o extensor KMV também permite o envio do sinal de teclado e mouse pelo mesmo cabo de fibra. Assim, é possível transmitir digitalmente toda as informações sem perda de sinal.

Mas por que utilizar o KVM sob fibra óptica?

A fibra óptica é feita de vidro sendo imune à interferência eletromagnética e de radiofrequência. Por isso, esses tipos de extensores são tão indicados para usuários em aplicativos de controle de processo de engenharia, utilidade e automação de fábrica.

Além da vantagem de ser imune a interferências eletromagnéticas e de radiofrequência, a velocidade com que os dados trafegam é muito rápida, então mesmo a distância de 1km é quase imperceptível o atraso de input / output (comandos do mouse / teclado / mensagens na tela, etc).