O que são os cabos MTP e os cabos MPO?

 

Os cabos MPO

Os cabos MPO (Multi-fiber Push On) são conectores que podem oferecer entregas de dados rápidas e confiáveis de alto desempenho de até 4, 8, 12, 24 e mais fibras.
As fibras para envio e recebimento são codificadas por cores, vermelho e verde, respectivamente.
A conexão feita por cabos MPO é feita através de adaptadores.
A característica é que eles possuem gênero macho e fêmea. A diferença é basicamente na parte de entrada da ponta do cabo. O macho possui pinos na ponta. Os conectores fêmea possuem buracos. É importante destacar que sempre que ocorrer uma conexão, deverá ser na ordem MPO macho com o MPO fêmea.

 

Os cabos MTP

MTP (Multi-fiber Termination Push-on) é um conector MPO designado para melhor desempenho mecânico e óptico portanto está em total conformidade com todos os padrões de conectores MPO. Sendo assim todos os conectores MTP são MPO todavia nem todos os MPO são MTP. Isso porque o MTP é um tipo de MPO desenvolvido pela US Conec.

 

As melhorias do conector MTP perante aos MPO regulares são as seguintes:

 

-Trava da polaridade
-Caixa do conector removível
-O molde do conector maximiza a folga entre as fibras, o que evita danos às mesmas

Sobre a trava da polaridade. Elas permitem um controle maior, pois impede ainda a conexão incorreta dos cabos. Tornando impossível conecta-los ao contrário. Eles podem ter dois tipos de adaptadores key up e key down. O primeiro tipo permite uma conexão sempre da mesma forma por manter as travas. Já o key down não faz a inversão das fibras.