Módulo GPON – O que é?

 

Você já ouviu falar em módulo GPON? Como a principal tecnologia usada nas implantações é a FTTx (FTTH), as redes ópticas passivas Ethernet (GEPON ou EPON) eventualmente são utilizadas na implantação de redes que utilizam fibra óptica.

As tecnologias relacionadas continuam se desenvolvendo e, enquanto isso, o mercado de componentes PON eventualmente continua crescendo. O transceptor PON é uma parte essencial do sistema PON, necessário para a unidade de rede óptica (ONU) instalada nas instalações do assinante e para o terminal de linha óptica (OLT) no escritório central (CO).

Este post vai apresentar o módulo GPON com alguns conhecimentos básicos. Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

 

Mas o que é o módulo GPON?

 

O módulo GPON é um tipo óptico usado no sistema PON. É usado geralmente um dispositivo bidirecional que utiliza diferentes comprimentos de onda para transmitir e receber os sinais entre o OLT no CO e as ONUs nas instalações finais em uma única fibra.

Dependendo do dispositivo que for conectado, o transceptor GPON pode ser dividido em módulos: o transceptor OLT e o ONU com SFF, SFP, SFP+ ou, ainda, XFP (10 gigabit small form factor pluggable).

O módulo OLT é mais complexo que o ONU porque cada transceptor OLT pode se comunicar com até 64 transceptores ONU. Sendo assim, para os módulos GPON, existem duas classes disponíveis: B+ e C +.
A principal diferença entre essas classes são as suas potências.

 

Módulo GPON x Módulo Tradicional

Como falado anteriormente, o módulo GPON é um transceptor óptico, mas na verdade, é diferente dos transceptores convencionais que mencionamos em outros posts. Veja as principais diferenças abaixo:

 

Módulo GPON

  • Transmissão de sinais ópticos com multiponto (P2MP);
  • Os módulos são usados em pares e, geralmente, um transceptor OLT comunica com vários ONU, sendo que os ONU podem chegar até 128;
  • A perda (tênue) de link inclui atenuação, dispersão cromática, perda de taxa de divisão de inserção de conexão de fibra;
  • Distância de transmissão mais curta que o módulo convencional, sendo apenas de 20km;
  • Aplicação mais vantajosa e de baixo custo para acesso à rede.

 

Módulo tradicional

  • O módulo de transmissão de sinais é ponto a ponto (P2P);
  • Os módulos devem ser usados em pares e utilizando uma ou duas fibras para transmissão;
  • A perda de link inclui atenuação, dispersão cromática, perda de inserção de conexão de fibra;
  • Transmissão longa, até 200km;
  • Aplicações em rede backbone.