O que é Transceiver SFP?

Já ouviu falar em transceiver SFP? Sabe qual o seu significado e para o quê ele serve? É exatamente sobre isso que vamos falar no post de hoje.

Atualmente, estamos cada vez mais conectados e precisamos ser muito dinâmicos. Há inúmeras conectividades responsáveis por nos deixar sempre online e atentos a tudo o que acontece.

Se você está curioso para saber o que transceiver SFP, continue lendo esse post. Vamos contar tudo para você! Boa leitura.

 

Saiba o que é transceiver SFP

Transceiver ou transceptor é um dispositivo compacto, com conexão de entrada/saída sendo utilizado em redes de dados para comunicação e telecomunicação.

O SFP é uma versão atualizada do GBIC. Enquanto o GBIC ocupa um espaço maior, necessitando de conectores de fibras mais largos, o SFP é uma versão mais compacta. Ocupa menos espaço possibilitando o uso de switchs com mais portas.

Junto com a placa-mãe de um dispositivo de rede, o SFP faz a sua interface. O dispositivo pode ser um roteador, conversor de mídia ou aparelhos semelhantes.

Esse tipo de transceptor é fabricado para suportar Gigabit Ethernet, Fiber Channel e outros tipos de comunicação.

 

Afinal, é melhor o GBIC ou SFP?

Essa é uma dúvida de muitos, pois pensam que eles são diferentes. No entanto, as duas versões têm a mesma utilidade. Não há vantagens ou diferenças técnicas entre o GBIC e o SFP, como dito anteriormente, a sua distinção é na parte externa. Pois o GBIC tem entradas para fibras mais largas do que a versão SFP.

Portanto, como os espaços em switches são sempre mais apertados, os fabricantes optam pelo transceiver SFP.

Ao adquirir um desses dispositivos, vale ficar atento, pois existem dois tipos de fibras, a multimodo e a monomodo, e para cada tipo existe um transceiver específico. Isso inclui também a distância a ser percorrida.