O que são os cabos DAC?

Os cabos DAC são a forma básica de cabeamento para uma conexão direta e de alta velocidade. São os famosos cabos de cobre. É um cabo  twinax blindado com conectores plugados em cada uma das suas extremidades. Seus medidores possuem de 24 a 30 AWG.

É importante frisar que quanto maior a distância, maior será a classificação do AWG.

Com eles também é possível conectar comutadores (dispositivo de redes de computadores) a roteadores ou servidores de curta distância de transmissão. Esses tipos de cabos ficam disponíveis em várias categorias. São elas:

 

Existem outros cabeamentos também.

 

Quais os tipos de cabo DAC?

Os Cabos DAC são classificados em dois tipos: passivo e ativo. Os  passivos são aqueles que não têm componentes elétricos juntamente com o conjunto dos cabos. Portanto, seu consumo de energia é mínimo e não chega a 0,15w. O alcance é curto, somente de, no máximo, 5 metros.

Já os ativos possuem amplificação e equalização de sinal juntos aos seus cabos. Seu alcance de distância é maior conseguindo transmissões em até 7 metros, garantindo uma melhor qualidade de transferência de dados mas o consumo de energia é em torno de 0,5-1w.

 

Cabos DAC ou transceptores ópticos?

Se você tiver a possibilidade de escolher entre Cabo DAC ou transceptores ópticos, opte pelo primeiro pois ele é mais popular e possui os benefícios:

 

  • O cabo DAC consome menos energia se comparados aos módulos ópticos, sendo assim exerce uma economia a longo prazo;
  • O preço dos cabos DAC são mais acessíveis, pois não precisam de painel de conexão e nem de cabos adicionais quando são conectados a dispositivos de módulos de transmissores ópticos;
  • A implementação do cabo DAC é mais simples, pois possui apenas um componente que precisa ser conectado o que inegavelmente facilita seu uso comparado a outros cabos.

 

Os Cabos DAC são versáteis portanto podem ser utilizados em:

 

  • ToR / Racks adjacentes;
  • Cascateamento;
  • Conexão de fim de linha.