Conversor SDI para Fibra Óptica – Características

O conversor SDI permite imagens em alta definição em diferentes aparelhos. Ele é capaz de converter sinais para o padrão SMPTE292M. Assim, é possível que ele mantenha a qualidade da imagem e garantindo altas taxas de bits, cerca de 1,485 Gbits fornecendo um sinal de alta resolução.

O sinal foi criado pela Society of Montion  Picture anda Television Engineers, sendo capaz de converter o HD para o SDI. O padrão será então responsável pela transmissão de sinais digitais de vídeo sem compressão ou codificação.

Entenda um pouco mais sobre o que é conversor SDI e quais suas vantagens agora.

 

O que é um conversor SDI?

O aparelho consiste em uma interface digital de vídeo e áudio que permite a transmissão de imagens digitais em alta resolução. São portanto, imagens de extrema qualidade que não possuem interferência.

O equipamento também está presente em estúdios profissionais de músicas, gravações de clipes, edições de vídeo, entre outros. Geralmente, grandes transmissoras de TV e cinema digital utilizam o cabos com conectores BNC para que possam realizar a transmissão de imagens digitais.

 

Conversores SDI para aparelhos não profissionais

A utilização de cabos BNC é comumente utilizadas em aparelhos profissionais. No entanto, quem deseja levar as imagens digitais para os seus aparelhos, utiliza o conversor SDI. Os cabos desse tipo raramente irão sofrer algum tipo de interferência abrangendo grandes extensões.

A sincronização de equipamentos acontece pela aquisição de SDI que permite o transporte de informações Timecode. Dessa forma, o usuário poderá conectar vários aparelhos entre si.

 

Vantagens do SDI

O conversor SDI possui diversas vantagens permitindo que a transmissão de imagens digitais seja realizada de forma completa e bastante segura. Assim, entre as vantagens podemos destacar:

 

  • Suporte do padrão SMPTE292M;
  • Baixo consumo de energia;
  • Um aparelho que geralmente é muito leve, compacto e adaptável;
  • Pode ser utilizado tanto em pequenos, quanto em grandes monitores, sendo utilizado até mesmo em filmagens de campo;
  • É encontrado facilmente no mercado;
  • Possui um preço acessível.

 

O conversor SDI comumente está presente em locais em que se torna necessário a transmissão de sinal digital a longas distâncias, com uma velocidade rápida e capacidade de transmitir dados grandes, por isso é escolhido a fibra óptica como meio de transporte desses dados.