Conversor de Mídia – Utilização e Fundamentos

Você já ouviu falar em conversor de mídia? Sabe quais são seus fundamentos e a sua utilização?

Ter uma rede otimizada e estruturada é imprescindível para garantir a qualidade de transmissão de dados e o uso desse aparelho proporciona grandes benefícios para qualquer empresa. ou até mesmo para uma residência.

O nosso post fala sobre o conversor de mídia. Vamos te mostrar o que ele é, qual a sua utilização e os seus fundamentos. Quer saber mais? Continue a leitura!

 

O que é um conversor de mídia?

Um conversor de mídia é um dispositivo de rede simples que permite conectar dois tipos diferentes de meios de comunicação. Como, por exemplo, um par traçado com cabeamento de fibra óptica.

Eles chegaram ao mercado da indústria nos anos 90 e são muito importantes na interconexão de sistemas baseados em cabos de fibra óptica. Portanto, pode fazer essa transmissão em sistemas existentes de cabos estruturados baseados em cobre.

Além disso, eles também são usados nos serviços de acesso e transporte de dados da rede de área metropolitana para clientes corporativos.

 

Quais são os tipos de conversor?

O conversor de mídia de fibra suporta muitos protocolos de comunicação de dados diferentes. Portanto, o Ethernet, Fast Ethernet, Gigabit Ethernet, T1/ E1/ J1, DS3 / E3 e outros vários tipos de cabo, como a fibra ótica multimodo e monomodo, cabo coaxial, par trançado, etc.

Esses tipos de conversor de mídia variam de pequenos dispositivos independentes e de placa de PC a sistemas de chassi de alta densidade de portas. Eles oferecem muitos recursos avançados para o gerenciamento de redes.

Em alguns dispositivos, o Simple Network Management Protocol permite o gerenciamento proativo do status do link. Portanto, ele monitora estatísticas ambientais do chassi e avisa aos analistas de rede no caso de uma quebra de fibra ou até a perda de link na porta de cobre.

O conversor de mídia pode conectar diferentes mídias de redes locais, LAN, modificando inclusive, as configurações de velocidade. Além disso, eles podem conectar diferentes segmentos de rede de velocidade. Por exemplo, os hubs half-duplex existentes podem ser conectados aos segmentos de rede 100BASE-TX Fast Ethernet sobre fibra 100BASE-FX.

Ao expandir o alcance da LAN para abranger vários locais, o conversor de mídia é útil para conectar várias LANs para formar uma grande rede de área. Mas como as redes locais são na sua maioria baseadas em cobre (RJ45), o conversor de mídia pode estender o alcance da LAN através de fibra óptica, atingindo até 120 quilômetros.