SFP+ | A evolução dos transceivers SFP
O assunto é transceivers SFP, ou simplesmente, transceptor de fibra óptica.
Quando o tema é esse, pensa-se em vários formatos diferentes para eles como, por exemplo, 1X9, GBIC, SFF, SFP.
Há 20 anos começou a história desses transceptores. De lá para cá, muita coisa mudou. Afinal, a tecnologia evoluiu e, com isso, os aparelhos foram ficando cada vez mais modernos. O primeiro módulo óptico foi o 1X9.
Nesse post, vamos te mostrar a evolução os transceivers SFP.
Continue a leitura e descubra mais sobre esse recurso de fibra óptica.
Conheça a evolução dos transceivers SFP
Como você já sabe, o primeiro produto em módulo óptico foi o pacote 1X9. Assim, eles começaram a ser desenvolvidos em dois parâmetros: o primeiro sendo o hot-plug, que se tornou o GBIC, e o segundo sendo pequeno, acoplado diretamente na placa de circuito, que se tornou o SFF 2X5 e 2X10.
Vale lembrar que esses módulos ópticos foram bastante utilizados desde então. Veja abaixo um pouco sobre eles:
-
GBIC
O módulo de fibra óptica GBIC era amplamente usado em switches, roteadores e demais produtos que conectavam uma rede de comunicação.
O GBIC possuia benefícios como, por exemplo, o recurso hot plug que permitia ser utilizado em módulos independentes. Portanto, os usuários do GBIC podem atualizar o transceptor facilmente. Porém, a principal desvantagem dele é o seu tamanho, bem superior a outros módulos SFP. -
SFF
O transceiver SFF é um outro tipo de módulo de fibra óptica. Esse utiliza o sistema EPON. Com a expansão dessa tecnologia, o serviço de SFF tem aumentado gradativamente. Esse tipo de conector é soldado diretamente na placa.
-
SFP
Esse é um dos módulos de fibra óptica mais atual. É um módulo hot-plug de tamanho pequeno, portanto seu tamanho é a metade do tamanho GBIC e este o substituiu. Existem diversos modelos com capacidade de tráfego de dados variável e surpreendentemente sua transmissão de distância máxima é de até 160km.
-
SFP+
O módulo SFP+ é a versão aprimorada do SFP e suporta até 10Gb na transmissão de dados. Podem ser utilizados em equipamentos XENPAK e X2 através de adaptadores.